.

.

Total de visualizações de página

Você é a favor da pena de morte?
Sim
Não

Pessoas Online


Arquivos

TV NBR AO VIVO



quarta-feira, 24 de março de 2010

A POBREZA E O CANCER SOCIAL























A mídia produz a ilusão ótica de que a satisfação social e o bem estar pessoal se coadunam no espírito do consumo desenfreado. Metem em todas as classes sociais a ideia do viver melhor, e que consiste em consumir tudo que se possa obter de qualqeur forma e maneira; nem que para isto lançe-se mão de atividades criminosas.

Sem alternativas, as classes menos favorecidas acabam sendo empuradas para consumimos excessivos e, entra-se no paradóxico: como um pobre pode consumir desenfreadamente? pois, nem muitas das vezes dinheiro para por comida em casa se tem?

E é justamente daí que surge o dilema e o confronto social...não discutimos e nem questionamos que a pobreza crônica desta nação virou um cancer social e, que muitas vezes, e na maioria das vezes, as pessoas não entendem que a razão de se ganhar e se conquistar bens materiais não resulta no único fim de mais conquistas; e sim de que devemos assistir de alguma forma os menos favorecidos.Quem consegue ganhar muito mais, tem o dever social de incentivar a educação, a cooperação e etc.

Imaginar uma sociedade doente que consite apenas de ricos e pobres e de uma mídia consumista, é necrosar a ferida de vez; é incentivar o consumismo e a ilusão do lucro facil, via de regra pelas drogas.
Não deixo de me dar contar de ver nas paginas do orkut a maioria de jovens com fotos de copos de cervejas nas mãos usando aquela cena fotográfica como referencia de satisfação social.
Eles, os "garotos", não se dão conta que existem prazeres outros que nos satisfazem além da conta de doses e mais doses de latas de cervejas e cigarros de maconha.

Quantas vezes viajei , só, para o meio do mundo, cidades longinquas; que não haviam sido exploradas e contemplava sozinho ou com amigos aquelas paissagens e estradas; beber algo era consequencia do "relax" proporcionado pelo local, pela imagem...
hoje, apresentar uma lata de cerveja na mão ao lado de uma moto ou carro é a satisfação de realização, e prazer, tipicos do consumismos e onde se verifica que muitas dessas pessoas moram muito mal, em muitas vezes em locais à ermo. No entando figuram nas imagens ao lado de carros, motos e latas de cervejas. Este é o resultado, as consequencias do cancer social da pobreza falciforme que se nos apresentam, que nos socam goela abaixo.

Muitos , e muitos mais, vão á faculdades, aos cursos "superiores" sem se quer sabendo ler e escrever e, veja bem, não se trata de preconceito social algum; a universidade deve ser para todos sim. Todos que saibam ler , escrever e pensar e não somente um rodeio de encontros sociais regados á cervejas e maconhas e drogas afins.

Reflito de tal sorte tais afirmações, em virtude de regressar á faculdade para o curso de Bacharelado interdisiciplinar da UFBa (Federal da Bahia) e verificar o nível acadêmico dos meus colegas recem ingressos e ver que muitos são os alunos jovens a perderem tempo usando maconha nos meandros daqueles institutos.
Não me venha com o "sociologismo" , "psicologismo" e "antroplogismo do dia", que não me interssa. O fato é que alguem ganha quando outro alguem acredita na farsa da mídia construída, sobrecarregando os sintomas do nosso cancer social. A pobreza! E com isso fechamos os olhos aos nosso compromissos.Ou seja ,a construção de uma sociadade melhor através de um aprensizado acadêmico, nas universiades.

0 comentários