.

.

Total de visualizações de página

Você é a favor da pena de morte?
Sim
Não

Pessoas Online


Arquivos

TV NBR AO VIVO



quinta-feira, 1 de agosto de 2013

SISTEMA DE INTELIGÊNCIA MONITORA VOCÊ EM TEMPO REAL NA INTERNET


XKeyscore é o sistema que monitora usuários na internet, diz jornal

Por  | em 31/Jul/13 |
XKeyscore é o sistema que monitora usuários na internet, diz jornal
De acordo com informações do jornal The Guardian, há um sistema de vigilância secreta chamado XKeyscore, o qual permite os serviços de inteligência dos EUA monitorar usuários e o que eles fazem na internet. Este sistema detalharia tudo o que um usuário comum faz, segundo os documentos publicados pela publicação.
A matéria, que foi assinada pelo jornalista Glenn Greenwald, cita documentos secretos vazados pelo ex-analista da CIA que também trabalhou na Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA),Edward Snowden.

XKeyscore e a vigilância na internet

Há uma série de informações em forma de apresentação que serviria de treinamento aos funcionários dos serviços de inteligência norte-americanos. E essas informações mostram algumas das possibilidades do XKeyscore.
A matéria indica que o XKeyscore permite que os EUA estabeleça vigilância, em tempo real, de e-mails, buscas na Web, sites, redes sociais e qualquer atividade online comum de um determinado usuário.
Todo esse sistema funciona em uma infraestrutura com cerca de 500 servidores espalhados pelo mundo. E esses servidores estão em países aliados, o que inclui o Brasil, assim como em países rivais dos Estados Unidos, como Venezuela, Rússia e China.
Segundo o material publicado, o XKeyscore estabelece padrões automáticos de busca e monitoramento, como um usuário que usa uma língua pouca usada em determinada região para realizar buscas. Ou quando alguém busca no Google Maps, por exemplo, possíveis locais para serem realizados ataques.
O documento ainda indica que o sistema teria ajudado os EUA a capturar mais de 300 terroristas, e que ele está sendo atualizado para se tornar ainda mais rápido e potente.
Vale ressaltar que a matéria do jornal Guardian foi publicada em um momento em que não só Edward Snowden, mas outros agentes que trabalharam na inteligência norte-americana dão depoimentos ao Senado norte-americano. Além do recente julgamento do ex-soldado Bradley Manning, condenado pelo maior vazamento de informações secretas da história dos Estados Unidos.
XKeyscore é o sistema que monitora usuários na internet, diz jornal
Em 2010, ele foi preso por ter entregado ao site WikiLeaks mais de 700 mil documentos e vídeos secretos do governo americano. Entre eles, vídeos que revelam ataques de soldados norte-americanos à civis desarmados no Iraque.

0 comentários