.

.

Total de visualizações de página

Você é a favor da pena de morte?
Sim
Não

Pessoas Online


Arquivos

TV NBR AO VIVO



quarta-feira, 7 de maio de 2014

JORNALISTA ARTHUR ANDRADE CONTEXTUALIZA CRÔNICA DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL !

EM REDE SOCIAL O JORNALISTA ARTHUR ANDRADE EXPÔS A REALIDADE DA EDUCAÇÃO EM SALVADOR E NO BRASIL, MOSTRA QUE UMA AMIGA MISSIONÁRIA NA AFRICA COMPARA A EDUCAÇÃO E O SOFRIMENTO DA REALIDADE DOS ALUNOS AOS POVOS AFRICANOS
A EDUCAÇÃO NO BRASIL ESTÁ PELA HORA DA MORTE !


Tudo por um triz...
Ontem encontrei uma amiga, hoje professora de Português em estágio numa escola pública de segundo grau. Em poucos minutos, o relato de sua experiência me arrancou várias exclamações. Nem falo mais em choque de realidades porque virou banal. Exclamações!! 
Impossível utilizar metodologias de ensino convencionais, dessas aprendidas nas faculdades, disse ela. Os alunos não aceitam. Porque os alunos vão à escola para comer. O pote de biscoitos na mesa é devorado em segundos. "Professora, tô com fome!". 
Alunos esquálidos, famélicos, com pais presos e mães assassinadas pelo tráfico ou pela polícia. Nada ouvem. Nada assimilam, exceto suas próprias histórias. 
Ela partiu para uma experiência metodológica de urgência: ouvir relatos do dia desses meninos e meninas. A partir daí, tentar ajustar textos, o português, o idioma. Os relatos viraram terapia de grupo. Ela, ex-missionária em tribos do Kenya, passou a reviver ali, uma escola da chapada do Rio Vermelho, os ambientes duros da África.

Novo relato, agora sobre os professores. Gente que dorme a base de remédios, acorda com remédios e funciona com remédios. Gente impotente exposta à realidades dramáticas que nunca são como mostram os noticiários. São piores. 
O que fazer? A amiga, ex-missionária, nove anos de África, aperta os lábios. "Seguir tentando". 
Esses professores são os revolucionários que buscamos no passado. Mas estão perdendo a luta, morrendo a cada hora-aula. Não reprovam. Nunca reprovam.

Como reprovar pessoas que já chegam reprovadas?

Arthur Andrade é Jornalista, compositor e músico .

0 comentários