.

.

Total de visualizações de página

Você é a favor da pena de morte?
Sim
Não

Pessoas Online


Arquivos

TV NBR AO VIVO



sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

ENTULHO DO SOCIALISMO


Arthur Andrade*

O entulho!

Outro dia, aqui nessa fogueira de egos, alguém me comparou ao lixo, a um "entulho do socialismo".

Rsrsrs.. Eu dou risada dessas observações sabendo que partem de projeções. Saca projeções? A figura projeta no outro o que tem de melhor...e o que tem de marromenos. Então, virei entulho do socialismo.

Ok, ok... recolhido à completa insignificância, de repente reparei no lixo do meu prédio. E vi ali uma rápida metáfora do "entulho do capitalismo".

Cara, entulho do capitalismo é punk!
- Oito milhões de toneladas de lixo plástico nos mares do mundo a cada ano. 135 mil animais marinhos impactados por esse entulho.
- Cerca de 80 milhoes de toneladas de lixo capitalista produzidos por ano só no Brasil.

- No mundo, são mais de 1,6 bilhão de toneladas. Haja entulho capitalista!!

- E o entulho espacial...dois mil detritos de tamanhos diversos passeiam nos céus terráqueos...Não tem lua nem amor de seresteiro que os transformem em estrelas. Tá..tá..cadentes, talvez!

- Até a morte gera toneladas de lixo, entulho de corpos de senhores ou servos capitalistas nos grandes centros. Caixões e corpos se dissolvem formando toneladas de necro chorume que escorrem na terra e poluem tudo, lençóis freáticos, legumes, hortaliças, a água de beber...

- Mas o capitalismo, na sua metamorfose constante para sobreviver mais 1.500 anos, percebeu que pra não sufocar éca no próprio vômito, precisaria transformar seu lixo em consumo. Lixo business. Assim, o lixo capitalista tá virando capital.

É esse entulho, mermão, tão destrutivo e tão sem sentido, que até me sinto mais ou menos aliviado nessa condição insignificante de "entulho socialista".

Arto
* Arthur Andrade é jornalista


0 comentários