.

.

Total de visualizações de página

Você é a favor da pena de morte?
Sim
Não

Pessoas Online


Arquivos

TV NBR AO VIVO



domingo, 22 de novembro de 2009

IFbahia ocupa oficialmente prédio do COLEPA nos próximos dias

O diretor geral do IFBahia, Arleno José de Jesus esteve em Bento Gonçalo -RS e trouxe algumas novidades para o IFBahia – Campus Paulo Afonso. O diretor ainda fez alguns esclarecimentos acerca do Curso de Instalações Elétricas Industriais que há nas instalações intalações da antiga Escolinha na Chesf

Da Redação PAN, Natália Cleuber
naty_cleuber@pauloafonsonoticias.com.br


Crédito: JRCSilva
Antigo prédio do COLEPA
Antigo prédio do COLEPA

Arleno José de Jesus (diretor geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBahia) -Campus Paulo Afonso) viajou no final do mês de outubro, 27 a 31, para Bento Gonçalves-RS, e trouxe informações acerca dos cursos que existirão no Instituto. Com todos os reitores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, mais cerca de 300 diretores, o MEC e o Ministério do Trabalho, a reunião consistiu no levantamento do ano de 2009 e planejamento estratégico de 2010. Também foram delineados os novos Campus do Instituto que serão inaugurados ainda este ano (cerca de 35 em todo Brasil). Na Bahia somente o Instituto de Paulo Afonso será entregue este ano e provavelmente inaugurado.

Prédio do COLEPA se tornará oficialmente IFBahia

O antigo prédio do COLEPA será entregue ao IFBahia no próximo dia 30/11/09. “No dia 1º de dezembro, mesmo sem nenhuma cadeira para sentar, eu, Arleno estarei lá dentro, pois a partir deste dia o prédio já será da responsabilidade do IFBhia. Por motivos de segurança e de resguadar o patrimônio público, o serviço de vigilância estará, a partir do primeiro dia de dezembro, nas instalações do IFBahia” disse Arleno.

Arleno informou que está na tentativa de encaixar a vinda do presidente da república, Lula da Silva, para o evento de inauguração do IFBahia - Campus Paulo Afonso, entretanto, se não conseguir, a inauguração contará com um represente do presidente. A data da inauguração será divulgada assim que confirmada.

Concurso público

Na reunião em Bento Gonçalo-RS, o MEC afirmou que em meados de dezembro/2009 a janeiro/2010 serão liberadas as vagas solicitadas pelo diretor geral, Arleno, para o concurso público em Paulo Afonso. As vagas para alunos, professores, médicos, assistentes sócias, psicólogos, pedagogos e analistas para o IFBahia serão preenchidas com este concurso. “Se tudo ocorrer do jeito que pensamos, em março de 2010 já estaremos com aulas dentro do IFbahia” afirmou Arleno.

Esclarecimentos

Através do Governo Estadual e do Ministério do Trabalho o IFBahia viabilizou, desde setembro deste ano, 2009, em Paulo Afonso, o Projeto Jovem Cidadão - Meu Primeiro Emprego, com o Curso de Instalações Elétricas Industriais. Este Curso, por ser curto, apenas 400h, garante aos alunos (ue devem ter entre 16 a 24 anos) certificado e não o diploma como esclareceu Arleno. Além disso, o diretor lembrou que o curso nunca prometeu estágio e sim trabalhos comunitários como o que está em andamento no Asilo São Vicente de Paula. Segundo Arleno, o respeito acadêmico que há no IFBhaia, também é cobrado aos alunos do Projeto Jovem Cidadão. “Alguns alunos vêm estudar de bermuda, sandália, isso não é permitido, então, convido o aluno a sair naquele dia e não repetir o erro. Às vezes alguns se chateiam, mas, temos que ver que estamos preparando o aluno para o mercado de trabalho. Nas aulas teóricas ainda dá para usar um bermudão jeans com sapato e blusa do uniforme, já nas aulas práticas eles têm que estar vestidos adequadamente” explicou Arleno.

O aluno, no início deste Curso recebeu um manual dos Direitos e Deveres do aluno. “Estava tudo explicado lá, inclusive como deveriam se vestir e se comportar” afirmou Arleno. Com relação às bolsas no valor de R$120,00 que estão atrasadas, o diretor disse que não depende dele, a verba vem do Governo do Estado e do Ministério do Trabalho.

Palestras, encerramento e confraternização do Curso de Instalações Elétricas Industriais

No curso já houve palestras com funcionários da CHESF relacionados às áreas de Instalações Elétricas Industriais e, no próximo 21/11, haverá palestra com o gerente industrial e gerente de manutenção da Fábrica da Pedra (Delmiro Gouvêa-AL). “A última semana do Curso será preenchido com palestras e serviço comunitário; outros funcionários da CHESF farão palestras”

O serviço comunitário que os alunos deste Curso estão desenvolvendo já passou pela primeira etapa. Ela consistiu em um levantamento de material que será necessário para a recuperação do sistema elétrico do Asilo são Vicente de Paula. “Para que as etapas seguintes sejam concluídas, preciso do apoio de nossos parceiros (entre eles a Chesf e Prefeitura de Paulo Afonso) para a compra dos materiais, pois nós não temos dinheiro para comprá-los. Inclusive a responsável pelo Asilo na qual fazemos o serviço comunitário sabe disso. Mesmo que o curso se encerre, eu já fiz contatos com alunos e professores que se comprometeram em concluir o serviço comunitário” disse Arleno.

No próximo mês de dezembro, no dia 04, às 19h no Memorial CHESF, haverá o encerramento e Confraternização do Curso de Instalações Elétricas Industriais. Esse evento tem o intuito de mostrar para Paulo Afonso o profissional que está chegando ao mercado de trabalho.

0 comentários