Cidadania é ação em movimento.
É fazer valer seu voto e as promessas dos políticos. É usar os mecanismos legais para que estes prestem contas e façam acontecer, por isso é necessário que passemos a sair da inércia e iniciar algo de concreto que sacuda a cidade e fomente a reflexão no sentido de mudar a mentalidade e a cultura retrógada do temor como se fôssemos ovelhas e cordeirinhos que só sabem dizer amém a quem recebe seus salários dos impostos que pagamos. Ou seja, não passam de empregados de luxo, sustentados com os impostos e tributos que diariamente pagamos.
Pois é de tanto afirmarem que é fácil criticar e escrever jogando pedras, resolvi apresentar algumas sugestões e aguardar as respostas das autoridades locais; quem sabe resolvem se pronunciar e escrevem em preto, o que efetivamente vão fazer para dar soluções aos problemas de uma cidadezinha do interior e que tem uma receita financeira da CHESF de mais de 06 milhões de reais.
Vou afirmar, infelizmente, como deveria ser uma cidadezinha dos sonhos e pequenina como Paulo Afonso:
1 – Deveria ser tranqüila, onde os cidadãos pudessem passear em vias públicas sem medo de se esbarrar em bandidos, pedintes ou desempregados.
2 – Deveria ter policiamento preventivo, com inteligência e investigação, reprimindo o tráfico na fonte, prendendo e não permitindo matar. Execução de bandido não é justiça.
3 – Câmeras de Segurança em todos os principais bairros (já cansei de gritar isso).
4 – As viaturas policiais circulando durante toda noite.
5 – É imperiosa a implementação real e concreta dos conselhos comunitários de segurança, isso se faz por bairro e eleição democrática e não por decreto municipal
NA SAÚDE SUGIRO:
1 – Maternidade de volta para o BTN. Já que investimento com dinheiro público deve ser em hospital público
2 – Atendimentos do Nair Alves para funcionário da CHESF e padronizado do SUS para não funcionários e pronto.
3 – Gestão pública municipal da saúde (rigorosamente controlada )
4 – Implementação urgente de uma UTI na cidade. Quem precisa de cardiologista vai morrer a míngua… sem atendimento e protocolo de salvamento correto
5 – Atendimento digno e humanitário aos pacientes por partes dos profissionais de saúde que trabalham nos postos médicos e no Nair Alves.
NA EDUCAÇÃO:
1 – Professores melhor remunerados
2 – Alunos melhor incentivados
3 – Fiscalizações rigorosas de ronda nas escolas para coibir a droga
4 – Lanche escolar garantido em todas as escolas
5 – Conselho tutelar realmente ativo e participativo junto á comunidade local, com palestras e atuação preventiva
6 – Incentivo aos esportes com campeonatos constantes entre as escolas no próprio município
7 – Fomento e incentivo á cultura, com a criação de lei municipais
8 – Construção de um único cinema e teatro (já estaria de bom tamanho)
Para gerar empregos criem mecanismos de incentivos fiscais e levantem-se de suas mesas e busquem as empresas no sul do país, por exemplo, as fábricas que fazem calçados falsificados; poderiam fabricar calçados com marcas próprias e tudo devidamente legalizado, por incentivo fiscal da prefeitura em parceria com o governo federal e estadual (ministro das cidades, olha aí uma sugestão!)
Devem parar de picuinha e rivalidades políticas e se preocuparem mais com os cidadãos do que com seus interesses pessoais e jogadas de marketing político; pois os munícipes estão acima dos interesses mesquinhos eleitoreiros.
Enfim… é um começo! Em vez de se perder tempo sugerindo matar e trucidar as pessoas e aceitar como algo normal as ocorrências criminosas na cidade…
Repetindo: Paulo Afonso está uma bosta de cidade. Já foi muito melhor morar aqui!
Da Redação ChicoSabeTudo
Por Cecilio Almeida Matos
fonte
0 comentários
Postar um comentário