.

.

Total de visualizações de página

Você é a favor da pena de morte?
Sim
Não

Pessoas Online


Arquivos

TV NBR AO VIVO



quarta-feira, 30 de maio de 2012

ATÉ ONDE CHEGA UM MAGISTRADO CORRUPTO?


A MAGISTRATURA, O MAGISTRADO E A CORRUPÇÃO


A ministra Eliana Calmon, foi enfática ao afirmar que o judiciário está repleto de “bandidos de toga”; claro que jamais fora intenção dela generalizar, mas com tanto poder, ainda mas em cidades do interior, um juiz se sente, muitas vezes, acima da lei e um semi deus.
O pior é quando o juiz se associa a advogados para  promover falcatruas em nome de seus interesses pessoais, fraudando e lesando companhias elétricas em mais de 4 milhões de reais, a tal ponto do advogado refestelar-se e afirmar: “...agora posso me aposentar..”
Ou quando um magistrado recebe dádivas, mimos, presentinhos e torna-se amigo pessoal de políticos no interior principalmente. Não é fato isolado não, são vários os casos por esse Brasil a fora, Juiz que se corrompe por suposta amizade,visando cada vez mais aumentar o seu patrimônio.Por vezes o grau de influência é tamanho do magistrado que ele consegue simplesmente manobrar uma cidade inteira conforme seus ditames, ora concedendo liminares em processos em que descabe a pretensão, ora retendo processos sem julgamento do mesmo por mais de anos, tem-se caso de exceção de suspeição em certas comarcas que já vai fazer 20 anos aguardando o juiz se dar por suspeito ou continuar o processo.
Juiz não é empresário, juiz é funcionário público e como todo funcionário público recebe salário somente, nada mais, um bom e razoável salário para prestar serviço á sociedade de sua comunidade, de sua comarca. Não pode ter patrimônio acima de sua limitação financeira... gados, fazendas, carros importados, diversos imóveis . Isso é coisa de empresário não é coisa de Juiz. A menos é claro que ele  venha de uma família rica e tenha herdado tanto patrimônio.
Por outro lado, a coisa boa, é que facilmente se separa o joio do trigo e Tribunais a fora, neste país, está cheio de homens de bem, consciente de seus compromissos com a justiça e suas obrigações judicantes,homens sérios, íntegros, honestos. Homens que fazem parte de uma elite cultural que tem como afinco o compromisso de mudar a imagem da justiça nesse Brasil. Cada vez mais juízes cumprem seu juramento de servir a justiça.
A corrupção deve ser combatida de dentro pra fora, ainda que a preços caríssimos entre servidores e magistrados comprometidos com a sociedade e o sagrado dever da consciência tranquila.
Pedidos pessoais, bilhetes, recomendações e passagens de avião não podem ser alvo de sedução, encantamento e ganância de Juiz algum neste Brasil á fora.

0 comentários