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sexta-feira, 7 de junho de 2013

RECURSOS HUMANOS E A QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO

Recursos humanos em busca de resultados


Ultima Atualização: 11/03/2013 às 16:29:23


Por Augusto Dourado*





Quando iniciei a minha carreira na área de Recursos Humanos, aprendi com o meu gerente de RH que os resultados dessa área são obtidos de forma indireta, por meio do que é alcançado pelas outras áreas da organização. Ou seja, se as vendas de uma empresa vão bem, dão resultados positivos, o RH também vai bem, pois os profissionais de vendas foram dimensionados, capacitados e especializados para promover esses resultados para a organização. Do mesmo modo no serviço público: se o cidadão é bem atendido e fica satisfeito com os serviços públicos oferecidos, é porque os servidores públicos que prestam esses serviços estão também capacitados, motivados e aptos a atender bem e a prestar um bom serviço à comunidade e ao cidadão.

Atualmente, entendo que esse conceito que aprendi no início da minha carreira ainda permanece. Entretanto, o órgão de Recursos Humanos não deve ser apenas entendido como uma instância de suporte, mas, também, como uma área de resultados para as empresas, organizações e entidades públicas.

Fixando-se na nossa área de atuação que é o serviço público, é primordial que as políticas de recursos humanos estejam em sintonia com as políticas de governo, para que os resultados da gestão de RH na administração pública se traduzam em realizações e resultados de governo que proporcionem qualidade de vida e cidadania.

Assumindo o entendimento que a nossa área de RH é de resultados, demonstramos que os órgãos e funções que compõem o sistema Recursos Humanos devem apresentar resultados para a organização. Senão vejamos: é importante que a área de valorização, capacitação e desenvolvimento de servidores atue de maneira proativa no desenvolvimento de habilidades e competências que contribuam para a modernização dos serviços públicos.

Da mesma forma, o aperfeiçoamento do Sistema de Gestão de Pessoas está diretamente vinculado com a instituição de um modelo de controle interno eficiente, eficaz e efetivo que propicie informações fidedignas para possibilitar a tomada de decisões e que permita a racionalização dos recursos públicos com a eliminação de desperdícios, propiciando a melhor utilização do capital humano. Portanto, mais uma forma de promover resultados de RH na administração pública.

Dimensionar os recursos humanos de maneira a melhor utilizar o potencial qualitativo e quantitativo dos servidores é uma forma de evitar desperdícios com a subutilização de profissionais, com novas aquisições ou contratações desnecessárias etc. Mais uma ferramenta de RH em busca de resultados.

Lembramos também que o planejamento e o orçamento de pessoal são fundamentais para o gerenciamento do quadro e das decisões que dizem respeito à concessão de benefícios e reajustes salariais. O orçamento de pessoal é a peça essencial para que se obtenha a melhor utilização de recursos a serem utilizados na gestão de benefícios salariais. Uma ação de RH que importa em resultados importantes na gestão pública.

Entendemos também, como relacionadas a resultados, as negociações coletivas no serviço público. Podemos citar uma série de ações resultantes de negociação no sentido de aperfeiçoar o sistema de gestão de RH; utilizar tecnologia para facilitar o acesso do servidor à informação; implantar sistemas de remuneração variável com ênfase na produtividade e na avaliação de desempenho; instituir e reorganizar carreiras adequando-as à nova realidade; capacitar e desenvolver o servidor como uma forma de motivá-lo ao seu crescimento profissional e pessoal.

Uma outra função onde o RH atua em busca de resultados são as ações voltadas para a saúde e qualidade de vida do servidor, resultando também em motivação para o trabalho.

Valorizar o servidor e estimular a sua criatividade e capacidade empreendedora são ações importantes na administração pública. Constituem mais um mandamento na gestão de Recursos Humanos.

Entretanto, os resultados positivos alcançados dependem, principalmente, da gestão, para que os programas e projetos da área de RH sejam implementados.

Sabemos que a mais moderna tecnologia não garante, necessariamente, os resultados positivos das organizações. O grande diferencial são as pessoas que atuam neste contexto. E a área de gestão de pessoas (RH) é importante para proporcionar esse diferencial nas empresas e organizações.

Enfrentar esses desafios em busca de resultados com criatividade e inovação é essencial ao sucesso das áreas de gestão de recursos humanos na administração pública.

*Especialista em Recursos Humanos


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