.

.

Total de visualizações de página

Você é a favor da pena de morte?
Sim
Não

Pessoas Online

Arquivos

Meus Vídeos

Loading...

Seguidores

TV NBR AO VIVO

quinta-feira, 22 de maio de 2014

HOMEM USA FIO DENTAL NAS PRAIAS DE SALVADOR. ISSO É ARTE?



Conheça o homem que desfilou com o 'bikini quadradão' em Salvador

Performance foi registrada e publicada nas redes sociais do artista visual Yuri Tripodi 

Tainara Ferreira
(tainara.ferreira@redebahia.com.br)



Qual seria a sua reação se encontrasse um homem de biquíni no meio da praia? Talvez, estranharia. É justamente esse pensamento que o artista visual Yuri Tripodi resolveu quebrar quando apareceu em pleno domingo usando o 'bikini quadradão', peça e nome dados à sua criação. 

A iniciativa do jovem, que tem chocado os banhistas que frequentam o Porto da Barra, em Salvador, é uma ferramenta da arte contemporânea para derrubar os pensamentos e as inquietações da sociedade na capital baiana. "A ideia é que o biquíni seja incorporado no cotidiano, independente do gênero, homens e mulheres, assim como sua ousadia, caráter experimental e provocativo", disse. 

 artista visual, Yuri Tripodi, apresentou o 'biquíni quadradão', desenhado por ele


Quem estimulou da criação do 'bikini quadradão' foi Flávio Carvalho, cenógrafo, teatrólogo, pintor, desenhista, escritor, filósofo, performer, flashmobist, músico e grande nome da geração modernista brasileira. "Em 1956, ele publicou uma série de artigos sobre moda em sua coluna no Diário de São Paulo. O personagem excêntrico na história da arte brasileira, apelidado de 'divino louco', idealizou o New Look, em passeata pelo centro da cidade, causando uma revolução na época", explicou.


Performance foi registrada e publicada nas redes sociais do artista


O traje de Flávio Carvalho era tropical composto de saiote com pregas, blusa de nylon com mangas curtas e folgadas, chapéu transparente, meias arrastão e sandálias de couro.



Um dos estímulos foi o New Look (foto), criado pelo artista Flávio de Carvalho


O próprio Yuri desenhou o projeto do "bikini quadradão" e explicou que cada forma geométrica da peça tem um significado. "A ideia é ressignificar os sentidos de pensamento quadrado e de retidão, valores, a partir da geometria, da forma do quadrado (frente do biquíni, desdobrando em três triângulos) e linhas retas (parte de trás do biquíni)", afirmou.

Segundo Yuri, de início a intenção era apenas experimentar a roupa de banho na praia em que sempre frequenta, mas a proporção foi maior do que a esperada. "Várias pessoas me paravam no meio da praia, perguntavam o que era aquilo, onde vendia. Percebi que muitos se interessaram pelo biquíni quadradão", contou. Mas nem todos recebiam a ideia de forma positiva. Ainda de acordo com Yuri, um homem tentou chutá-lo entre as caminhadas feitas na praia, mas os aplausos e a curiosidade dos banhistas foram mais fortes. 


A ideia é que o biquíni seja incorporado no cotidiano, independente do gênero, disse

Sobre a possibilidade de vender do "bikini quadradão", Yuri afirmou que não tinha essa intenção, mas a proporção inimaginável da iniciativa está fazendo com que ele repense o assunto. E não se assuste caso, em um final de semana qualquer, você encontre o artista desfilando com a vestimenta pelas praias de Salvador. "Ainda não sei por onde vou passar, mas com certeza usarei em outras praias da cidade", afirmou.

0 comentários