.

.

Total de visualizações de página

Você é a favor da pena de morte?
Sim
Não

Pessoas Online


Arquivos

TV NBR AO VIVO



quinta-feira, 21 de abril de 2011

Paulo Afonso tem uma policia competente?

Por: Cecílio Almeida Matos

Bom dia Paulo Afonso!

A julgar pelos últimos acontecimentos, que ceifaram a vida de um empresário local, começamos a nos questionar sobre a real capacidade das nossas policias civil e militar nesta cidade.

Em linhas gerais o que não se vê efetivamente é um programa cidadão de ação participativa da sociedade de combate e prevenção ao crime.

A gestão publica não se interessa em solicitar a participação da sociedade local, principalmente com a instalação do conselho comunitário de segurança.

E quem sou eu caro leitor para falar de segurança? Bem que nem você, eu sou um cidadão, segundo fui delegado eleito pelo CONSEG (congresso nacional de segurança publica) realizado no ano passado, representando o segmento da sociedade civil em salvador, aqui em Paulo Afonso, tivemos uma única representante (Sra. Denise), e por conta de constantes participações efetivas e por cidadania, sempre me aproximei deste tema.

Então é hora e o momento de se perguntar por quem não incentivam e não se tem interesse que a cidadania local tenha efetiva participação e contribuição nos temas relevantes desta cidade, tais como: segurança pública, saúde – prestem atenção a lei estabelece a criação do conselho comunitário de saúde, com participação popular – defesa civil e outros tantos e importantes assuntos.

Tecnicamente o acidente que envolveu o policial do pelotão águia e levou a vida de um cidadão, não condeno a conduta do agente publico, em função do artigo 23 do código penal que fala de exclusão de ilicitude, quando alguém no estrito cumprimento do dever legal pratica uma conduta tipicamente delituosa (resultado morte); porém todos questionam se de fato seria necessário que o policial empreendesse um acompanhamento naquela localidade.

Daí nos questionamos, a policia de Paulo Afonso está bem preparada?

Na minha humilde opinião; nem tanto.

Deixa muito a desejar sim, não a própria PM ou policia civil, mais o aparato de segurança pública como um todo, inclusive a guarda civil municipal, ao que vemos não uma absoluta integração, vemos polícia militar querendo “INVESTIGAR” atribuição esta da policia civil, vemos guarda municipal participando de operações de prisão que também não é atribuição da mesma, vemos que a guarda municipal não se dá ao trabalho de proceder à realização de multas, quando devido; vemos ainda que a prefeitura com todo o dinheiro que tem não se preocupou até hoje em colocar pardais na Apolônio Sales ou até poderia ter adquirido um pequeno helicóptero para disponibilizar em comodato para a PM. Fantasia? Delírio? Devo cair na real?

Ora, ora… se tem dinheiro pra tanta coisa? Vocês sabem como é gasto o dinheiro da CHESF pela prefeitura? Quem paga o que, e quanto e a quem? Vocês sabem?

Logo a atuação competente da policia passa também pela efetiva participação da cidadania, em um trabalho de articulação conjunta, inclusive com ações integradas entre cidadão e aparelho policial.

Na verdade, ao que se parece, as autoridade locai não querem é mesmo que o cidadão coloque o dedo e o nariz, onde acham eles, não deve. E a sociedade, por comodismo e até desconhecimento, não adota iniciativas de cobranças e participações efetivas.

Até quando o povo desta terra, o povo esclarecido, vai ficar acomodado e calado, sem cobrar absolutamente nada de ninguém? Vaidade, descaso ou porque se acham acima de tudo e de todos e estes são problemas que afetam apenas a patuleia? Bem, se afetasse apenas os meros mortais e não os burgueses, não teria sido acidentado um empresário local.

Acorda Paulo Afonso…

Da Redação ChicoSabeTudo

Fone: http://www.chicosabetudo.com.br/2011/04/21/paulo-afonso-tem-uma-policia-competente/

0 comentários