.

.

Total de visualizações de página

Você é a favor da pena de morte?
Sim
Não

Pessoas Online


Arquivos

TV NBR AO VIVO



quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

NATAL É UM SACO!


Arthur Andrade*
NATAL É UM SACO!

Esse clima de presentes obrigatórios, abraços obrigatórios, mensagens obrigatórias, os bonzinhos obrigatórios de ultima hora..ahh..haja saco! Por saco cheio não darei presentes. Nem lembrancinhas. Nem hohohohos!! Aff! Existe coisa mais tola que esse hohohoho? Linguagem universal, hohohoho não precisa de tradução pra vender. O senhor da Lapônia fala a língua esperta do bom vendedor. Esse Natal vermelho e branco não me engana.

Veja que loucura! A pedido de um cliente, a agência de propaganda preparou o material gráfico para festejar o Natal corporativo. O cliente pediu uma ambientação brasileira, nordestina. A agência cumpriu a risca. Em vez de árvores européias ou norte-americanas, mandou ver com mangueiras e jaqueiras. Mas o velho inconsciente acossado pelo senhor da Lapônia decidiu “aparecer”. E o criativo da empresa despejou neve! Neve no sertão! Branca, gelada, aos montes. Uma nevasca sertaneja!
Depois das “mil desculpas” trocou a neve por estrelas.

E ele, ali suado, ganha uns trocados nos shoppings, vestido daquela forma. O emprego será seu se atender aos critérios do comércio: ser branco, gordo e com saco pra suportar o calor, o assédio, as fotos, as bobagens dos pais e a chatice das crianças. Sempre com um riso calculado e disponível.

Esse é um emprego disputado! Em alguns shoppings, o salário mensal por seis horas de trabalho chega a R$ 5 mil, com vales transporte e alimentação.
Na ausência de gordinhos sarados, aceitam-se brancos magros que suportem sacos e panos internos para simular gordura. Nas horas de trabalho, não há tempo para números 1 e 2 (xixi e cocô). Pense um Papai Noel cheio de panos com dor de barriga repentina, disparado no shopping atrás do banheiro mais próximo!!
Saaaiiii da frente!!

Pois é. Não duvido descobrir que Papai Noel de shopping trabalha à base de antidepressivos reclamando com seus botões: Natal é mesmo um saco!

Arthur Andrade é candidato a Papai Noel em Manhattan.

* Arthur Andrade é jornalista graduado pela UFBa,compositor e parceiro em autorias musicais com Dianna Pequenno. 

0 comentários