.

.

Total de visualizações de página

Você é a favor da pena de morte?
Sim
Não

Pessoas Online


Arquivos

TV NBR AO VIVO



sábado, 16 de fevereiro de 2013

O QUE É DIREITO? O QUE É ADVOCACIA? E O QUE CIDADANIA?

DIREITO NÃO É ADVOCACIA;DIREITO É CIDADANIA.ADVOCACIA É ATIVIDADE PROFISSIONAL E CONSEQUENTEMENTE ,NEM SEMPRE É JUSTIÇA.



Num contexto supra metafísico de Platão, Justiça é um ideal, algo que se busca de forma teratológica,numa constante dialética entre o bem e o mal, o certo e o errado, o ético e o imoral. A fome em África é justa? É falta de cidadania ou espírito de corpo em desfavor dos desvalidos?

“Há uma ciência que investiga o Ser como Ser e as propriedades que lhe são inerentes devido à própria natureza. Essa ciência não é nenhuma das chamadas ciências particulares, pois nenhuma delas ocupa-se do Ser geralmente como Ser. (...) Mas visto que buscamos os primeiros princípios e as causas supremas, está claro que devem pertencer a algo em função da própria natureza. (...) Portanto, é do Ser como Ser que nós também temos que apreender as primeiras causas” (ARISTÓTELES 2006, Livro IV - p. 103)

Pensar Direito, nem sempre importa pensar direito, e às vezes sobre um viés torto e distorcido,encontra-se o direito, aplicado no campo da leis, da hermenêutica jurídica. 

Compromissado pelo juramento, o advogado exerce a profissão da advocacia e no meio do  caminho, entre idas e vindas aos fóruns descobre a corrupção, a fraude , a negociata e as saídas pelas tangentes ,tudo em nome da "remuneração" , do ganho (fácil ou difícil), advogar passa a ser um jogo, esquecido no campo de batalha dos sonhos de ideais de justiça e num emaranhado de leis- Isto é ético ou justo? É o que de melhor se oferece a um cliente! O sucesso da empreitada jurídica.

Cidadania, seria o conjunto de aprendizados em torno do ideal de justiça, sem a interferência da advocacia profissional, para o campo do direito e aplicação incisiva das leis. Cidadania , portanto, é saber que legalmente é imoral permitir que um cidadão passe fome em nome de uma ideologia político partidária; ou fazer fingir que nada disso existe. Cidadania é a aplicação cotidiana do Direito, do jeito correto e direito, em forma de aprendizado e coexistência absoluta das legislações para promover justiça, sem que se permita que um único cidadão se quer seja desconhecedor dos métodos e caminhos para garantir seus direitos.De fundamental importância para desenvolvimento de uma sociedade em prol de justiça.Sendo portanto, a comunhão de esforços para o bem comum da evolução da sociedade.
No caminho da advocacia, as pedras aparecem e os "espertos" passam a se auto promoverem, pondo de lado o juramento sacramentado, e os que sobram, na maioria das vezes sossobram, descrentes da justiça e de um judiciário livre, independente e soberano.

É justo portanto a fome e a miséria em África?

0 comentários